A cidade de Araguaína ganhou a primeira subestação isolada a gás do Tocantins. Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a Energisa inaugurou a Araguaína IV, dando mais um passo no desenvolvimento e na evolução do fornecimento de energia no estado. A subestação será a mais moderna do Grupo Energisa. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, diretoria da Energisa Tocantins e ainda Ivan Botelho, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Energisa.
Cerca de 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas. A estrutura conta com comando e supervisão à distância, com comunicação em alta velocidade, integrando as redes das regiões norte, centro e sul do Estado. Assim, o sistema utilizado permitirá manobras automáticas na rede de energia, sem a necessidade de interferência humana. Se houver algum defeito na linha de distribuição, o próprio sistema identifica automaticamente o local da falha e realiza as transferências de carga de maneira inteligente, rápida e segura.
“É motivo de orgulho para nós da Energisa entregar essa importante obra para a cidade. Temos um compromisso em levar para todos os nossos clientes uma energia de qualidade e contribuir com o desenvolvimento das localidades em que estamos inseridos. Essa nova e moderna subestação contribuirá ainda mais com o crescimento de Araguaína”, destaca Marcio Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins.
Foram nove meses de obras para concluir a rede e a subestação, com investimento de R$ 10,6 milhões. Indiretamente, toda a população do município será beneficiada com a ampliação da capacidade de transferência em situações de emergências.
Diretamente, os setores beneficiados pela subestação serão: Barros, Costa Esmeralda, Vila Norte, Maracanã, Universitário, Vila Goiás, Boa Sorte, Couto Magalhães, Brasil e Parte do Setor Araguaína Sul. A Araguaína IV conta com quatro alimentadores de 13,8 kV, um transformador de 138 kV e potência de 25.000 kVA.