Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O livro ‘As Intermitências da Morte’, do escritor português José Saramago (1922-2010), Nobel de Literatura de 1998 e ganhador do Prêmio Camões em 1995 – o mais importante prêmio literário da língua portuguesa – será a obra a ser discutida na 5ª edição do Clube de Leitura do Sesc, no dia 30 de janeiro de 2020, quinta-feira, às 18h30, na Biblioteca do Centro de Atividades de Palmas, que fica na 502 Norte. A ação é uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura.

As Intermitências da Morte – sinopse

‘As Intermitências da Morte’, romance do escritor português José Saramago publicado em 2005, pela sua frase inicial divaga sobre a vida, a morte, o amor e o sentido, ou a falta dele, na nossa existência. Saramago, sempre fiel ao seu estilo e ainda mais sarcástico e irônico, explora as reflexões existenciais e faz uma dura crítica à sociedade contemporânea ao relatar as reações dos organismos que compõem um país fictício, como a igreja, o governo, o clero, a imprensa, os filósofos, os economistas, as funerárias, as casas de pensão, os hospitais, as seguradoras, as famílias, a máfia, entre outros.

Clube de Leitura do Sesc

Uma ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc busca incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre importantes obras literárias brasileiras e estrangeiras. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30 na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Para participar, basta ir até a biblioteca no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

Biblioteca do Sesc em Palmas

A Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte) oferece um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD's, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 5 a 12 anos. Além disso, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-Fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária.

O Sesc Tocantins – seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas – acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.