Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcos Sandes Hélida Dantas é a 24ª presidente em 44 anos da instituição, sendo a quarta mulher Hélida Dantas é a 24ª presidente em 44 anos da instituição, sendo a quarta mulher

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participou da cerimônia que empossou a empresária Hélida Dantas e diretores da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), na noite desta última terça-feira, 4, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). 

Nos últimos sete anos, a Prefeitura de Araguaína diminuiu a burocracia para incentivar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda na cidade. “Uma grande parceira para isto foi a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), com planejamento para que tivéssemos mais facilidade no trato do poder público com as empresas”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas, durante cerimônia de posse da nova presidente da associação, Hélida Dantas, e sua diretoria.

O evento contou com a presença de vários empresários de Araguaína e representantes do poder público estadual e municipal e de outras associações.  Hélida é a 24ª presidente em 44 anos da instituição, sendo a quarta mulher, e está à frente de aproximadamente 600 associados, até o final de 2021.

Desburocratização

A reforma do Código Tributário Municipal, com extinção de várias leis e decretos, entre outras medidas, encaminhou Araguaína para adotar o princípio da boa-fé do particular, em que os empresários abrem o seu negócio de baixo risco sem e necessidade de licença prévia. Isso proporcionou a Prefeitura ser a primeira do Brasil a se enquadrar nos programas Brasil Mais Simples e plataforma Gov.br, que agilizam o atendimento ao público.

“Fomos o primeiro município do país a ser enquadrado no Brasil Mais Simples, lançado recentemente para diminuir a burocracia nacional, porque nós já tínhamos feito tudo o que o programa exigia”, explicou Dimas sobre o planejamento de médio e longo prazo realizado desde o início da gestão. “A gente começou a trabalhar numa cidade para 20 anos, pensar a cidade em 20 anos”, ressaltou.

No caminho certo

A nova presidente acredita na força de Araguaína para continuidade do desenvolvimento econômico e social. “Eu cheguei aqui em 1971 e vi ela crescer do zero e é notório a estrela que tem. Creio que estamos no caminho. Estamos muito felizes com essa gestão e, se além da força do povo, tivermos uma administração boa colabora muito para nosso crescimento”, afirmou.