Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A arte do grafite rendendo uma homenagem à mais nova capital do Brasil. Essa é a proposta da Exposição “Palmas para o Futuro”, por Fernando Ferlin ‘Gardpam’ (PR), que segue aberta à visitação pública gratuita no Sesc Arte ao Cubo, na praça externa do Centro de Atividades do Sesc da 502 Norte. Aberta no último dia 6 de dezembro na capital, a visitação gratuita continua até o dia 28 de fevereiro de 2020.

Uma homenagem à capital caçula do Brasil, em “Palmas para o Futuro” o artista expõe os três problemas mundiais na questão ambiental e que são: desmatamento, poluição da água e poluição do ar. “Palmas é exemplo social em vida pública, infra estrutura governamental e, principalmente, preservação ambiental. A proposta é usar a arte urbana do graffiti, relatando nos três cubos à disposição, a importância da cidade aos palmenses e visitantes, enfatizando a conscientização habitual que ela fornece sobre a preservação do meio ambiente”, disse Fernando Ferlin.

Fernando Ferlin “GardPam” (PR)

Grafiteiro natural de Colombo (PR) onde reside atualmente, Fernando Ferlin de nome urbano “GardPam”, iniciou-se na arte do grafite em 2012 e possui um estilo baseado na mistura do cartum com a caricatura, realizando suas pinturas de forma mais livre (freestyle), absorvendo o que o ambiente proporciona no momento da criação. Desenvolveu seu estilo através de estudos de anatomia humana, gestuais e composição de cores.

O artista possui trabalhos autorais espalhados por 23 estados brasileiros e cinco países da América Latina (Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai). Tem ainda projetos desenvolvidos para PEMSE, Programa Especializado em Medidas Socioeducativas de Colombo; Telefônica; além de diversos trabalhos em parceria com escolas, CEMEI’s, ONG´s e asilos.

Fernando Ferlin faz parte de cinco coletivos: TBC (The Brasilians Crew); UNC (União Nacional Crew), grupo formado por integrantes de diversos estados brasileiros; COMIX, primeiro coletivo paranaense de personagens; ABP (Academia Brasileira de Personagens); e RBK, composto por integrantes do Brasil, França, Suíça e Líbano.

Sesc Arte ao Cubo

É um projeto de site specific que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). Compõe-se de 03 cubos, medindo 2,5m cada face. O seu espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, os muros e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea, podendo haver visitas mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.