Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Setor de psiquiatria do HGP necessita de novos equipamentos

Setor de psiquiatria do HGP necessita de novos equipamentos Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus Setor de psiquiatria do HGP necessita de novos equipamentos Setor de psiquiatria do HGP necessita de novos equipamentos

Em vistoria realizada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital na manhã desta quinta-feira, 6, no Hospital Geral de Palmas (HGP), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) encontrou um cenário alarmante no setor de psiquiatria da maior unidade de saúde pública do Estado. O promotor de Justiça, Thiago Ribeiro, acompanhado de equipe técnica, ouviu relatos de profissionais de saúde e conheceu a estrutura dos 10 leitos disponíveis no setor.

Dentre as principais irregularidades apontadas pelo MPTO estão macas em situações precárias, faltas de medicamentos, sujeira no corredor e nos apartamentos, necessidade de separação de pacientes homens e mulheres, limitação do espaço físico e sucateamento de equipamentos, estrutura física e necessidade de servidores do sexo masculino.

A falta de segurança também é uma preocupação, inclusive para os profissionais de saúde. Servidores do HGP relataram que é comum encontrar armas brancas e drogas com acompanhantes dos pacientes, uma vez que o hospital não conta com profissionais para garantir a segurança dos internos e profissionais.

Diante da situação, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro solicitará, inicialmente, informações junto à Secretaria de Estado da Saúde e, caso necessário, adotará as medidas judiciais cabíveis para a solução das irregularidades.