Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Esequias Araújo Careca foi recebido no Palácio Araguaia pelo vice-governador Wanderlei Barbosa Careca foi recebido no Palácio Araguaia pelo vice-governador Wanderlei Barbosa

O ex-jogador de Futebol do São Paulo e da Seleção Brasileira de Futebol, Careca, disse que a estrutura da Escolinha de Futebol Nilton Santos é muito boa e serve de referência para outras localidades. A declaração foi dada nesta sexta-feira, 7, durante visita a escola, acompanhado do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Antes o ex-jogador foi recebido pelo vice-governador no Palácio Araguaia.

“A estrutura é maravilhosa e fiquei encantado com a estrutura, um gramado perfeito, que na minha época no Brasil não era possível encontrar. Na minha época não encontrava uma estrutura deste porte e, aqui, esses garotos estão tendo uma oportunidade e com qualidade, isso é muito importante”, ressaltou o ídolo do São Paulo, elogiando ainda a qualidade técnica dos instrutores, que entre outros, conta com a experiência do ex-jogador Giba. Careca disse ainda que o melhor investimento é nas crianças e o Governo do Estado certamente está no caminho certo em manter uma iniciativa de tamanho alcance social.

Em contato com as crianças em campo, o ex-jogador falou das suas dificuldades no início da carreira, da sua trajetória profissional no Brasil, onde defendeu as cores do Guarani de Campinas, do São Paulo, Seleção Brasileira e no Nápolis, da Itália, onde fez história ao lado do argentino Diego Maradona.

Para o aluno da Escolinha Ryan Jesus, de 13 anos, a presença de Careca foi motivo de surpresa e vai até pesquisar sobre o ex-jogador. “Foi muito legal a presença de um ex-jogador tão importante aqui, isso serve de incentivo e quando chegar em casa vou pesquisar para conhecer melhor a história dele e como ele jogava”.

O vice-governador Wanderlei Barbosa disse que a visita de um ídolo como o Careca é um exemplo muito bom para as crianças, porque ele é um ídolo mundial e tem uma mensagem muito forte, que certamente impacta positivamente. “Que os exemplos passados por ele para essas crianças sejam realmente algo aproveitável, que eles possam colher desses depoimentos de algo positivo para suas vidas. Ele falou de disciplina, de comportamento e de futebol, todos importante para nós e para essas crianças, por se tratar de um projeto social voltado para as crianças menos favorecidas”, frisou.

Escolinha

A Escolinha de Futebol Nilton Santos é uma unidade do Governo do Estado, administrada pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. O projeto oferece aulas de futebol, com especialistas em treinamento e iniciação esportiva a estudantes da rede de ensino municipal e estadual de Palmas.

O programa é voltado para crianças de 7 a 17 anos, divididos nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, com turmas pela manhã e no período da tarde. Uma das exigências para fazer parte desse time de craques é a apresentação da declaração de que está frequentando regularmente a escola.  O projeto tem o objetivo de promover socialização e melhoria na qualidade de vida dos jovens tocantinenses, por meio da prática de atividades físicas.

A Escolinha Nilton Santos conta atualmente com 300 crianças matriculadas, mas as inscrições continuam abertas e a expectativa é que esse número supere o ano passado, quando a unidade contou com 600 crianças.

Jogador

Antônio de Oliveira Filho, o Careca, ex-centroavante da Seleção Brasileira, Guarani, São Paulo, Napoli e outros times, hoje mora em Araraquara (SP), após ter residido em Campinas (SP), onde foi dono do Campinas Futebol Clube junto do ex-jogador Edmar.

Considerado um dos melhores atacantes brasileiros em todos os tempos, Careca começou a se destacar em 1978, quando ajudou o Guarani a ser campeão brasileiro de 1978. Teve sua primeira oportunidade na seleção brasileira com o técnico Telê Santana. Pelo Tricolor do Morumbi, Careca colecionou mais títulos. Na jovem equipe tricolor, que tinha ainda Muller, Silas, Pita, Sidney e companhia, Careca não demorou muito para virar ídolo da torcida e seus gols contribuíram para o São Paulo ser campeão paulista em 85 e campeão brasileiro em 86.

Em 1986, logo após ter brilhado na Copa do Mundo do México, Careca foi negociado pelo São Paulo com o Napoli, da Itália. Lá, formou grande dupla com Diego Armando Maradona e conquistou mais títulos importantes na sua carreira: Copa da Itália de 89 e Campeonato Italiano de 90.

Depois do Napoli, onde jogou até 1993, Careca defendeu o Kashiwa Reysol (Japão), Santos, Campinas (SP) e São José (RS).