Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Água esverdeada é provocada pela presença de cianobactérias (Fotos: Divulgação)

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar a poluição do ribeirão Taquaruçu Grande e Córrego Machado, afluentes do Lago de Palmas. Por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos agrários (Demag), oitivas serão realizadas com representantes da concessionária do serviço de saneamento, a BRK Ambiental, e órgãos ambientais.

O procedimento foi instaurado após a identificação de uma grande mancha verde nas águas do Taquaruçu Grande no último fim de semana. Após denúncias, a Demag, acompanhada de um perito criminal, constatou a existência de grande quantidade de algas (cianobactérias) dispersas na água no trecho compreendido entre o setor Bertaville e Condomínio Mirante do Lago. O inquérito foi instaurado com base em laudos da perícia estadual e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Proliferação das algas pode ser intensificada por poluição

Segundo a Demag, a principal causa da poluição do local  está relacionada ao despejo de esgoto diretamente na água, vazamento de poluentes, águas pluviais, fertilizantes, dejetos de animais domésticos selvagens e atividades agrícolas, dentre outros.

Redes

Também durante a operação, a equipe da Demag apreendeu mais de 70 metros de redes de pesca, ressaltando que esse tipo de equipamento é totalmente proibido, em razão período de piracema (1º de novembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020). Além da apreensão do equipamento proibido, houve ainda a libertação de diversos espécimes da fauna que se encontravam presos nas redes como tracajá, arraia de fogo e peixes.

BRK Ambiental 

A BRK Ambiental esclarece que não há relação entre as algas encontradas no Ribeirão Taquaruçu e o esgoto tratado pela concessionária. A presença de algas pode ser observada inclusive em pontos  anteriores ao lançamento do esgoto tratado, o que evidencia que o fenômeno da floração de algas não é causado ou intensificado por este lançamento.

A presença de algas ocorre pelo acúmulo de nutrientes provenientes de fontes diversas como poluição urbana, fertilizantes e matéria orgânica em decomposição cabendo aos órgãos de fiscalização identificar as contribuições irregulares.

A concessionária informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários para a autoridade policial. (Atualizada às 15h35)