Uma Oficina Comunitária para a construção de propostas referentes ao Parque Linear do Córrego Machado será realiza nessa quarta-feira, 19, com a comunidade local. O encontro será organizado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e terá como tema Desenhando o Parque Linear do Córrego Machado. A reunião está prevista para as 19hs, na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo, localizada no Jardim Aureny III, Sul de Palmas.
As oficinas para construção do Parque Linear do Córrego Machado, com participação da comunidade, se iniciam no momento em que as soluções baseadas na natureza (SbN), como Infraestrutura Verde, ganham relevo e inserem o município de Palmas em discussões que têm grande visibilidade.
O projeto “Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear”, coordenado pelo Impup, foi selecionado pelo Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) para participação de processo de consultoria. Esse processo de seleção de municípios é fruto de parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Palmas ficou entre as seis cidades selecionadas como parceiras na continuidade do Projeto DUS a fim de desenvolver suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado, apto para ser financiado. Este trabalho envolve: a Associação Brasileira de Municípios (ABM); a empresa alemã GOPA; o grupo MYR focado no desenvolvimento sustentável e inteligente de cidades, regiões e comunidades; bem como o acompanhamento de técnicos do Ministério das Cidades.
Sobre o Córrego
O Córrego Machado tem aproximadamente oito quilômetros de extensão, nascendo próximo ao bairro Santa Barbara e dividindo bairros populosos como os Jardins Aureny I, II, III e IV, passando também por áreas que estão em processo de Regularização Fundiária, como Irmã Dulce e União Sul, desembocando no Ribeirão Taquaruçu Grande. Tem, portanto, uma importância muito grande do ponto de vista ambiental, mas também é o escoamento natural da drenagem de toda a área. (Secom Palmas)