Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Projeto de autoria do vereador Lúcio Campelo (PL), protocolado nesta terça-feira, 11, busca conscientizar estudantes das escolas da rede pública de ensino da Capital quanto à doação de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea. Para tal, o PL fixa o mês de setembro como dos “Doadores do Futuro”.

O poder público poderá, de acordo com o projeto, promover ações educativas aos alunos, bem como pais, professores e funcionários da rede municipal de ensino sobre a doação voluntária. “A ideia é plantar uma semente do bem nesses alunos para que quando tiverem condições de doar, reflitam sobre a possibilidade de ajudar o próximo. A doação é um gesto solidário para salvar vidas”, compreende o vereador.

Os órgãos municipais poderão, seguindo orientação do PL, contar com servidores capacitados e celebrar convênios e/ou parcerias com redes públicas de hemoterapia, dentre outros órgãos.

Doação de Sangue

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos pais. O processo é simples, rápido, seguro e salva vidas.

Medula Óssea

Qualquer pessoa saudável, entre 18 e 55 anos, pode se cadastrar para doar medula óssea. Os critérios para doação são, na maioria das vezes, os mesmos para a doação de sangue. Precisa-se de um cadastro de identificação, com a coleta de sangue para teste de compatibilidade. “Doar medula óssea traz benefícios e não implica em consequências para a sua saúde”, defende Lúcio.