Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Durante sessão ordinária, o vereador Rogério Freitas (MDB) solicitou ao Poder Executivo, que sejam promovidas campanhas preventivas relativamente ao uso de aparelhos celulares no trânsito, através do departamento de trânsito da Prefeitura de Palmas/TO. Ciente das obrigações que o cidadão deve ter no trânsito e com o número de acidentes que ocorrem pelo uso do aparelho, o parlamentar observa a importância de campanhas preventivas sobre o tema.

O vereador ressalta que, conforme o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes e “com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior". Além disso, explica que "a capacidade que possuímos de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é bem limitada e quando o assunto envolve nossa atenção, isso se torna quase impossível”, lembra.

Sabe-se que dirigir com segurança exige total atenção do condutor e para Freitas, ao utilizar o celular no volante, “você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito”.

Por esse fator, percebe-se a importância em investir na conscientização de todo motorista, pois não é apenas a própria vida que está em jogo, mas o risco é de todos, tanto motoristas quanto pedestres precisam estar cientes de que o trânsito exige uma ação colaborativa de todos aqueles que o formam. “Motoristas devem seguir as leis, mas também precisam estar atentos ao ambiente ao seu redor, pois a qualquer sinal de imprevisto, uma manobra defensiva pode ser necessária para evitar um acidente”, assegurou o vereador.