Os agricultores de 11 municípios, da região sudeste do Tocantins, recebem, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o Mutirão do Agrocrédito. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e tem por objetivo atender as demandas das famílias rurais, no sentido de alavancar os sistemas de produção agropecuária, com assistência técnica e acesso ao crédito rural.
A solenidade de abertura oficial do mutirão ocorrerá no dia 18, às 8 horas, na Câmara Municipal de Almas. Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista, Marco Aurélio, um dos responsáveis pelo acompanhamento do Mutirão do Agrocrédito, o planejamento prevê visitas às propriedades onde há demandas, alinhando as informações em conjunto com os produtores para elaborar os projetos de acordo com a necessidade e particularidade de cada atividade a ser desenvolvida na propriedade.
“A ideia é somar forças entre Estado, municípios e agente financeiro para que possamos aumentar a produtividade, por meio do crédito rural e acompanhamento técnico. Cada técnico responsável pelo levantamento e elaboração dos projetos nos municípios terá suporte de um profissional da Gerência de Crédito Rural do Ruraltins (Gecred), na fase de campo e na confecção dos mesmos”, disse.
Marco Aurélio ressalta ainda que na 6ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste 2020), entre os dias 1º e 4 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, o Mutirão do Agrocrédito pretende realizar a assinatura das cédulas elaboradas pelo Banco da Amazônia, para que os produtores possam aproveitar o momento e adquirir os insumos que necessitam.
“A Agrosudeste será mais um canal de acesso dos produtores para aquisição de máquinas, equipamentos, sementes, fertilizantes e animais, pois há logística facilitada e diversidade de ofertas”, frisa.
Municípios contemplados
O planejamento da ação do Mutirão do Agrocrédito na região sudeste prevê o atendimento nesta primeira etapa dos seguintes municípios: Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Novo Jardim, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Natividade, Chapada de Natividade, Conceição do Tocantins, Taipas e Rio da Conceição.
Resultados
O Mutirão do Agrocrédito já propiciou a elaboração de 69 projetos de crédito rural até o momento, beneficiando produtores dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Félix, Araguaína, Babaçulândia, Goiatins, Carmolândia e Piraquê. A expectativa é fechar recursos no valor de R$ 4,6 milhões com o Banco da Amazônia para os agricultores dessas localidades.
Crédito rural
Por meio das ações dos extensionistas, milhares de agricultores são beneficiados pelo crédito rural em todo Estado. Os recursos são aplicados pelos agricultores em reforma da pastagem, infraestrutura rural, aquisição de matrizes leiteiras e de corte, tratores, máquinas e outros equipamentos indispensáveis às atividades desenvolvidas no campo.