Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 Diogo Fernandes é o autor do requerimento para instaurar a CPI

Diogo Fernandes é o autor do requerimento para instaurar a CPI Foto: Divulgação/Dicom-CMP

Foto: Divulgação/Dicom-CMP  Diogo Fernandes é o autor do requerimento para instaurar a CPI Diogo Fernandes é o autor do requerimento para instaurar a CPI

Na sessão ordinária de quinta-feira,13, a Câmara Municipal de Palmas aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a poluição do Lago de Palmas e um dos seus afluentes, como também, os danos  ambientais que estão sendo causados, além das possíveis responsabilidades da empresa BRK Ambiental no episódio. A instalação da investigação se deu após leitura do requerimento, de autoria do vereador Diogo Fernandes (PSD) e que contou com a assinatura de oito vereadores, em plenário.

O parlamentar explicou os próximos passos para o inicio dos trabalhos. “Hoje foi lido em plenário o pedido para a instauração da Comissão. Na sequência será comunicado aos blocos para que façam a indicação dos membros que vão compor esta Comissão. Posteriormente, vamos escolher um relator e daremos inicio a apuração dos fatos. Faremos o convite a diversos órgãos e a representantes da concessionária para que prestem esclarecimentos sobre o que está acontecendo com nosso Lago”, explicou Fernandes.

Segundo o autor do pedido, é necessário apurar o que está acontecendo, com a finalidade de evitar que a situação não piore ainda mais e, com isso, traga mais prejuízos para a população palmense. “Não podemos deixar essa empresa roubar o que temos de mais rico nessa cidade, que é a beleza natural do lago. Fico preocupado. Recebi denúncia dando conta que os órgãos responsáveis pelo controle da qualidade da água, não possuem sequer um laboratório para fazer a análise e monitoramento da água, e isso é muito grave. Por esse motivo, propus a CPI, para podemos investigar de perto e buscarmos juntos, uma solução para esse grave problema. Além disso, vamos apontar aqueles que estão inertes e negligentes, cometendo crimes ambientais aqui em Palmas”, prometeu Diogo.

Durante a sessão, os vereadores Erivelton Santos (PV), Filipe Martins (PSC), Milton Neris (PP) discursaram em apoio à instalação da Comissão. (Dicom CMP)