Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Araguaína/TO vai se tornar um polo de administração do medicamento Palivizumabe. Atualmente, ele é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e é usado em pacientes infantis com problemas respiratórios graves. A doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial em pacientes pediátricos com alto risco pode causar até a morte.

O único polo de aplicação desse medicamento funciona em Palmas, o que acaba gerando grandes transtornos para o deslocamento de pacientes de cidades afastadas. Com a implantação do novo polo, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) passará a receber pacientes de toda a região norte do Tocantins.

Capacitação

Profissionais de saúde do Município passaram por uma capacitação ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a implantação desse novo serviço. “O Estado tenta, desde 2015, a implantação do polo de administração de medicamento em Araguaína. Esse medicamento evita infecções respiratórias. Como o único polo é em Palmas, muitas crianças têm dificuldade no acesso a essa medicação devido ao deslocamento”, afirma Jailza da Rocha Guedes, enfermeira técnica da área da criança da SES.

A aplicação do medicamento é realizada de acordo com a maior incidência de casos da doença. O período no Tocantins é de fevereiro a junho.

Qualidade de vida aos pacientes

“É muito importante para a prevenção de infecções respiratórias, principalmente no pré e pós-operatório. Estamos felizes em poder ter esse polo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, comemora o médico Márcio Miranda, coordenador da UTI Pediátrica do HMA.

A farmacêutica do HMA e UPA, Maria da Paixão Monteiro, ressaltou a importância do treinamento dos profissionais. “Fiquei feliz por mais esta conquista da saúde em nosso Estado e principalmente em nosso munícipio. Já estávamos esperando esta liberação já faz algum tempo e sabemos que trará um grande beneficio a nossa cidade e região”.

Polo em saúde

Araguaína é referência em especialidades de saúde. Possui em toda a região uma rede de atendimentos em diversas áreas. Na rede pública, os avanços no atendimento municipal, nas unidades básicas e Hospital Municipal, referência para região Macrocentro Norte, atendendo a pacientes de Araguaína e toda a região em baixa e média complexidades na área de pediatria, com a implantação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica, inclusive realizando cirurgias cardíacas inéditas no Estado. O HMA é administrado pela Prefeitura com gestão do Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC).

A cidade conta ainda com o 0800 da Saúde, com marcação e consultas por telefone. A implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), único da Região Norte, com atendimentos de ortopedia, neurologia e oftalmologia, em fase de implantação dos serviços, terá capacidade para atender 100 pacientes por dia, de Araguaína e 63 municípios de toda a região.