Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

O vereador Lúcio Campelo (Sem Partido) defendeu na tribuna da Câmara de Palmas, na sessão desta terça-feira, 18, chamamento oficial da Investco, empresa responsável pela operação da UHE Lajeado, para esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada na Casa  e que investigará a poluição e os impactos ambientais no Lago de Palmas. “Não vimos a Investco se manifestar ao longo dos anos sobre os impactos ambientais do nosso Lago. Precisamos chamar quem tem a obrigação de cuidar dele”, disse.

Lúcio aproveitou para pedir apoio aos vereadores dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-Lago). “Para que possamos juntar forças em defesa do nosso Lago, em busca de um bem comum”, afirmou.

O vereador informou o envio de ofícios ao Ministério Público Estadual, Federal, Ibama, Naturatins, Dema (Delegacia do Meio Ambiente), Superintendência da Polícia Federal e à Aneel. “Devemos apurar e punir os poluidores, mas precisamos chamar a responsabilidade aos que têm o dever, de fato, de cuidar do Lago, inclusive com fundo financeiro para executar tal trabalho que não está sendo feito”, reforçou.

CPI

A CPI foi aprovada no último dia 13 e buscará possíveis responsabilidades da empresa BRK Ambiental - encarregada pelos serviços de água e esgoto em 47 municípios do Tocantins. A BRK estaria lançando esgoto em córregos que desaguam no Lago.