Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Com resultados considerados relevantes pela consultora Miriam Holanda, que conduziu o projeto, iniciado em abril do ano passado, 19 empresas do setor automotivo de Palmas concluíram todas as etapas do programa, que encerrou suas atividades na noite desta última terça-feira, 18, durante evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

Foram 766 horas de consultorias em produção e gestão de oficinas, incluindo cursos ofertados para os mecânicos e suas equipes operacionais, por eles mesmos escolhidos, totalmente dedicadas ao desenvolvimento e capacitação profissional. Aumento de faturamento, de produtividade, redução dos custos de operação, entre outros, foram alguns dos resultados alcançados pelas empresas automotivas de Palmas que participaram do programa.

A consultora Miriam Holanda explicou que durante as consultorias foram propostos vários planos de ação, muitos deles estão com 80% implementados e outros ainda no caminho, e que mesmo com o encerramento do programa o monitoramento das empresas prossegue. “Vamos continuar investindo em consultorias e acompanhamento na gestão do negócio, ou seja, no operacional, financeiro e em planejamentos estratégicos que são muito importantes para esse segmento”, afirmou.

Holanda considera o Procompi uma porta aberta para o desenvolvimento de setores específicos da economia local. “Ele trabalha um setor produtivo inteiro e isso é muito bom porque promove o relacionamento entre as empresas. Elas descobrem que não são concorrentes e sim parceiras, e isso faz com que o setor se desenvolva como um todo”, acrescentou.

Para o empresário Ivo César, da Retífica Bandeirantes, uma das empresas participantes do Procompi Automotivo, as consultorias foram de grande valia, pois tanto ele como os seus funcionários tiveram ganhos significativos. “Tudo melhorou depois da capacitação. Sem ela não é possível funcionar. Profissional treinado para executar o seu serviço e atender bem o cliente é fundamental em qualquer empresa”, destacou.

Mairã Machado também avaliou positivamente o programa. “Foi muito importante para a minha empresa e para o segmento de um modo geral. Estamos mais preparados para atender os clientes e continuar buscando inovação”, assegurou o empresário, acrescentando que o foco do programa na parte administrativa da empresa, nos custos operacionais, hora técnica, custo de aluguel e de funcionários foi o que mais chamou sua atenção. “Foi uma verdadeira aula sobre tudo isso e mais algumas coisas”, concluiu.