Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia



Desde agosto de 2019, a pesquisa que mede a confiança do empresário do comércio de Palmas (ICEC) vem registrando aumentos constantes chegando neste mês a 136,7 pontos. Quando comparado ao mês de janeiro, a variação positiva é de 1,2%, já quando comparado a fevereiro do ano passado, o percentual sobe para 3,4%. As maiores variações positivas da pesquisa foram nos itens sobre as condições atuais da economia e do comércio.

Para 72% dos empresários entrevistados a economia do País melhorou. No mesmo patamar, cerca de 71% disseram que o setor de comércio melhorou e 76,2% disseram que sua empresa melhorou no período.

De acordo com o presidente interino da Fecomércio, Domingos Tavares, esses dados mostram um novo cenário. “Os empresários do setor de comércio estão cada vez mais confiantes e isto mostra um novo contexto, que se deve possivelmente a melhoria da economia no País como um todo. Além disso, houve uma reação nos últimos meses no mercado tocantinense que está cada vez mais estável”, disse.

Com relação a expectativa para os próximos meses, quase 92% acreditam que a tendência da economia é melhorar, assim como 93,6% esperam que o setor melhore e 97% que sua empresa apresente melhorias.

Na pesquisa, os empresários ainda foram questionados sobre contratações, investimento em sua empresa e nível de estoque. 63,1% deles disseram que irão aumentar um pouco o número de funcionários, 54,8% que irão investir mais em seu negócio e quase 70% dos empresários consideram seus estoques adequados.

Nacionalmente, a ICEC segue o mesmo cenário e atingiu o melhor nível em sete anos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizadora da pesquisa junto com a Fecomércio Tocantins, o indicador apresentou a sexta alta consecutiva neste mês, chegando a 128,3 pontos – alta de 1,7% em relação a janeiro (com ajuste sazonal) e de 2,7% no comparativo com fevereiro de 2019.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a recuperação gradual da economia, com inflação controlada em níveis baixos, melhora nos indicadores de emprego e mercado de crédito mais favorável ajudam a entender os dados deste mês. “A percepção otimista dos empresários do comércio quanto ao nível atual de atividade econômica pode ser explicada por resultados recentes dos indicadores de atividade, como o crescimento do PIB em 2019”, afirmou Tadros, ressaltando que o maior potencial de consumo das famílias também precisa ser considerado dentro do atual quadro econômico do País.