Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Joelma Cristina

Os integrantes da Associação Comercial e Industrial do Jalapão (ACIRJA) articulam com instituições apoio às demandas do Jalapão principalmente para as estradas. O presidente Armando Castro junto com a diretoria da associação articulam parceria em prol da região através da Codevasf e da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade na tarde desta terça-feira, 3, o grupo relatou os gargalos da região.

O secretário geral da Acirja,  Ricardo Alexandre Aquino explicou que o principal objetivo da Acirja é fomentar e integrar os onze municípios que compõem esse consórcio administrativo intermunicipal para criar condições de desenvolver o turismo de forma sustentável.

O presidente Armando frisou que a intenção é unir esforços do Executivo e legislativo para criar e fomentar meios para fortalecer a região. "Vamos buscar parceiros de uma forma conjunta que canaliza e retira nosso isolamento. Hoje por exemplo nós estamos no isolamento  em Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono, Pindorama (cidades no caso da Lagoa do Japonês), Lagoa, enfim, São Félix do Tocantins, Mateiros, e a gente quer buscar ajudar para construir uma situação que o governo e o legislativo busque solução para a nossa região", pontuou.

Legislativo garante apoio

O presidente Antônio Andrade garantiu apoio aos pleitos da Associação. "Eles estão no caminho certo, tem o apoio da Assembleia Legislativa, eu vou acompanhar a implantação dessa associação porque eu também quero dar a minha contribuição. Quero parabenizar e dizer que nós estamos aqui às disposição", disse.

Ele anunciou uma emenda de R$ 50 mil para a implantação da Acirja. O presidente Armando agradeceu o apoio.

A defesa das atividades empresariais, incentivo á cultura e ações integradas para melhoria da região estão dentre os objetivos da Associação.

Os 11 municípios que compõem a região do Jalapão são: Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono, Ponte Alta do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama, Monte do Carmo, Mateiros, São Félix do Tocantins.