Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rogério Ramos

O prefeito Moisés Avelino e o vice-prefeito Celso Morais, de Paraíso do Tocantins, participaram na noite desta última terça-feira, dia 3, da solenidade que marcou o retorno da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) a Paraíso do Tocantins. O evento aconteceu no novo campus, instalado na antiga Escola Estadual Trajano Coelho Neto, e contou com a presença do governador Mauro Carlesse e deputados federais e estaduais, dentre outras autoridades.

A Unitins, que em 2020 completa 30 anos de existência, tem um novo Campus em Paraíso depois de 20 anos. A primeira fase da instituição na cidade, se deu na época da gestão de Moisés Avelino como governador do Estado.

Avelino, agora como prefeito de Paraíso, se diz feliz pelo retorno da Unitins e destacou a importância para o município. “A nossa alegria é dobrada porque a Unitins é uma ótima universidade e contempla aqueles que não tem condições de pagar por um ensino de graduação”, comemora o Prefeito.

O vice-prefeito Celso Morais disse está feliz com esta nova conquista, para Paraíso. “Tive a oportunidade, ainda quando estava como Prefeito Interino, de participar da primeira audiência na Assembleia Legislativa, onde foram discutidos assuntos relevantes para a instalação do Campus. Esta é uma grande vitória para Paraíso e contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nosso município”, destaca.

Em Paraíso foram oferecidas 120 vagas no primeiro vestibular da instituição, que contempla os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Segundo o Reitor da instituição, Augusto Rezende, a escolha dos cursos se deu através do contato com as demandas da região. “Nosso critério de escolha se deu através de discussões com a comunidade, através de três audiências públicas sendo duas em Paraíso e uma na Assembleia Legislativa. Agora precisamos concluir a estruturação do campus, criando mais salas e aí quem sabe poderemos no futuro ofertar cursos em outros áreas”, explica o Reitor.

O governador Mauro Carlesse comentou sobre esta nova expansão da Unitins. “Estou muito feliz de ter essa oportunidade de inaugurar esse campus, que contribuirá com condições para os jovens de toda essa região de estudar em uma Universidade Gratuita, com professores que estão entre os melhores do Brasil”, ressalta.

A Universidade Estadual do Tocantins foi criada em 1990. Nos dias atuais, a instituição atende semestralmente cerca de 2.500 acadêmicos, com um corpo docente formado por 250 professores e 360 servidores técnicos. Além de Paraíso, a Unitins conta com Campus em Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.