Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Thaise Marques

Foto: Thaise Marques

É cada vez mais comum as mulheres assumirem as despesas de casa e também são consideradas ainda o público que mais consome. O Procon Tocantins na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, orienta as consumidoras como ter controle das finanças e se planejar de acordo com o orçamento.

A assessora administrativa e financeira do órgão de defesa do consumidor, Sandra Costa, explica que é necessário ter uma atenção maior, uma vez que a rotina da mulher na maioria das vezes é composta de excesso de responsabilidades e falta de tempo.

“É necessário destacar que a mulher tem que equilibrar o profissional e a vida em família, além dos estudos e tantas outras funções. O que acontece é que muitas mulheres acabam deixando o controle financeiro de lado”, ressaltou Sandra.

O orçamento doméstico é o primeiro passo para o planejamento familiar. Segundo Sandra, anotar todas as despesas é uma maneira de identificar e controlar as despesas da mulher que mora sozinha ou família. “Saber quanto se ganha e quanto se gasta é fundamental para não ultrapassar a sua renda. Ao contrário do que muitos pensam um dos gastos mais altos hoje é o doméstico”, afirmou.

Despesas não contabilizadas

Pequenas despesas não contabilizadas pode ser um dos principais motivos que comprometem o orçamento de muitos consumidores, alerta a assessora. Ter controle das despesas fixas e variáveis.  “A recarga de crédito no celular, lanches diários e até mesmo o combustível usado no mês são alguns gastos que passam despercebidos na hora de fazer o planejamento financeiro”, ressaltou Sandra.

Outro ponto abordado pela assessora administrativa e financeira, são os gastos excessivos com o cartão de crédito, uso do cheque especial e o empréstimo consignado. “Compras com parcelamento em longo prazo e os juros altos, também oferecem riscos para o endividamento. Ter consciência que não deve gastar tudo que ganha e não extrapolar o orçamento deve ser prioridade no planejamento financeiro”, garantiu.

Participação de todos

A participação de todos os membros da família na hora de fazer o planejamento do orçamento é outro passo importante. Assim como utilizar ferramentas que auxiliem no controle. “Pode ser uma planilha de orçamento, um aplicativo ou até mesmo em um caderno.O controle do orçamento doméstico é um processo contínuo e deve ser revisado e atualizado com freqüência”, informou. (Ascom Procon)