Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Erivelton Santos (PV) apresentou na tarde desta última quarta-feira, 4, um relatório ao secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Palmas/TO, Durval Ribeiro, confeccionado pela sua assessoria, em relação a situação precária que se encontram as Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar. Ao todo, a capital conta com 13 bases, da região Norte à Sul, na qual 6 se encontram desativadas atualmente.  

Os prédios que sediam as Bases de Segurança pertencem, e são mantidos, pela Prefeitura de Palmas, relata Erivelton, porém é dever do Governo do Estado garantir a estrutura organizacional e o funcionamento administrativo do local. “As Bases Comunitárias que não estão em funcionamento, se encontram abandonadas, como da antiga Arno 61, que está tomada pelo matagal e servindo de refúgio para usuários de entorpecentes, com as portas e janelas destruídas, as paredes pinchadas, o teto com telhas fora do lugar”, apontou.

 Base Comunitária da quadra 503 Norte

Conforme o vereador, a visita às bases teve como objetivo conhecer a realidade da atual situação dos espaços públicos os quais, já contribuíram com a segurança social no município e que antes de suas implantações foram dialogados com as lideranças comunitárias sobre suas finalidades. “As comunidades cobram uma resposta por parte do poder público, sobre essa situação, motivo pelo qual confeccionamos o relatório para apresentar a prefeitura”, explicou.

Para o parlamentar, as Bases visam unificar e atender a comunidade local, tornando-se um ícone referencial, integrando as demais atividades praticadas pela corporação, pela sociedade e demais órgãos públicos responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população local. “As Bases operacionais de segurança devem ser fortalecidas com efetivo e projetos sociais que possam atenuar a segurança pública da Capital”, destacou Erivelton.  

Durante a reunião, o secretário de Segurança se comprometeu a levar a discussão para a Superintendente de Segurança Pública, para que possa apurar o que foi relatado e apresentado pelo vereador e adotar as devidas providências.