Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Diversões cartões de bancos, planos de saúde e vale-alimentação foram apreendidos (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira, 10, mais uma operação de combate à corrupção no Tocantins. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Palmas e Natividade, a cerca de 229 km da capital. Cartões de bancos, planos de saúde e até vales-alimentação foram apreendidos.

Segundo a PF, as organizações criminosas investigadas operavam um complexo esquema de corrupção, além de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de capitais, além da tentativa de atrapalhar as investigações, com prejuízos aos cofres da União estimados em cerca de R$ 10 milhões.

Ainda segundo a Polícia Federal, o dinheiro seria movimentado através de um grupo empresarial do ramo gráfico. Os investigados teriam “poderes suficientes para aparelhar o Estado, desviar recursos públicos e agir nas mais diversas frentes para garantir que as ações ilícitas se mantivessem encobertas”, informou a PF.

Batizadas de Brutus e Hastati, as operações desta terça são uma continuidade da Operação Replicantes, realizada em novembro do ano passado e que prendeu Franklin Douglas Alves Lemes, dono de uma rede de gráficas no Tocantins; Alex Câmara, empresário do ramo de comunicação; e Carlos Gomes Cavalcante Mundim, que ocupava cargo de chefia em superintendência de licitação no governo de Marcelo Miranda (MDB).

Os investigados nestas duas novas operações devem responder por corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, embaraço às investigações, com penas somadas em mais de 40 anos de prisão. Os nomes não foram divulgados.