Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

A Justiça Federal de Palmas/TO revogou a prisão do empresário Franklin Douglas Alves Lemes, investigado na “Operação Replicantes” pela suposta participação em crimes contra a administração pública na gestão do ex-governador de Tocantins, Marcelo Miranda (MDB).

A decisão é do juiz federal substituto João Paulo Abe, da 4ª Vara Federal Criminal. O advogado criminalista Daniel Gerber, que representa Lemes, ressaltou em nota que “a decisão foi justa e de acordo com a explanação de sua circunstância ao juiz da causa. A defesa continuará a sua estratégia priorizando a lealdade ao juízo durante todo o processo”, disse.

Operação

A Operação Replicantes foi um desmembramento da Operação Reis do Gado que em 2016 investigou um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro durante as gestões de Marcelo Miranda (MDB). Com o desmembramento, a PF passou a investigar outros supostos crimes também praticados durante a gestão Miranda.

Especificamente no caso da Operação Replicantes, deflagrada no dia 6 de novembro de 2019, são investigadas denúncias de desvio de dinheiro em licitações da Secretaria Estadual de Educação nos anos de 2015 e 2016.

Segundo a Polícia Federal, as licitações eram direcionadas para favorecer empresas que pertenceriam a Franklin Douglas.

Na oportunidade, além de Franklin Douglas, foram presos também Alex Câmara, empresário do ramo de comunicação e Carlos Gomes Cavalcante Mundim, que ocupava cargo de chefia em superintendência de licitação no governo de Marcelo Miranda.

Segundo a Polícia Federal, a família Miranda beneficiava-se do esquema recebendo propina pelas licitações direcionadas.