Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 12, com alguns assessores e secretários de Governo para discutir e preparar a implementação de um Comitê de Crise para prevenção do vírus Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus.

O governador Mauro Carlesse lembrou que o Tocantins é um dos quatro estados que ainda não registrou casos da doença respiratória, mas que isso não exclui ações preventivas para manutenção da ordem pública e da qualidade de vida dos tocantinenses. “A criação de um comitê é uma ação preventiva para reforçar e estabelecer as nossas condições atuais, ao mesmo tempo em que busca meios para enfrentar qualquer adversidade que possa surgir”, destacou o governador Mauro Carlesse.

A reunião de instalação do gabinete de crise está marcada para esta quinta-feira, 12, às 16h, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Estão sendo convidados representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa,  Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho, Defesa Civil, Exército e outros órgãos estratégicos que possam somar com essa iniciativa de prevenção.

Nesta primeira reunião, estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, o comandante-geral da Polícia Militar, Jaizon Veras Barbosa, o secretário-executivo da Governadoria, Divino Alan, o secretário de Comunicação, Élcio Mendes, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo de Souza Farias, dentre outros representantes.

Novo coronavírus

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.

Até hoje o Ministério da Saúde já contabilizou 60 casos no Brasil, segundo balanço contabilizado na manhã desta quinta-feira, 12.