Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esclarece que, pela situação epidemiológica atual do Coronavírus (Covid-19), ainda não há necessidade de suspensão das aulas na rede pública municipal de ensino. Até o momento Palmas não tem nenhum caso de contaminação pelo coronavírus confirmado, tendo apenas dois casos suspeitos.

Para resguardar a proteção aos alunos e educadores, a Semus orientou nessa sexta-feira, 13, todos os diretores das 72 unidades de rede de Educação, a reforçar os cuidados com a higiene pessoal e dos espaços onde as crianças e trabalhadores transitam no período escolar.

Também foi orientada a suspensão de quaisquer eventos nas escolas com pessoas vindas de fora, e reiterado que as atividades pedagógicas fiquem restritas ao ambiente escolar.  A rotina da escola deve ser normal, mas eventos que gerem aglomerações devem aguardar o momento mais adequado.

Conforme o calendário letivo de Palmas, na próxima semana haverá apenas dois dias de aulas, nos demais haverá atividades pedagógicas internas, além do feriado municipal (São José, padroeiro da Capital).

Isolamento domiciliar

A Semus informa ainda que todas os palmenses que estavam em viagem ao exterior e que chegaram nesta sexta-feira, 13, já estão em isolamento e monitoramento domiciliar por sete dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde, expedido nesta data.

Idosos

Por se tratar de um público que com bases epidemiológicas e faixa etária mais suscetível, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com a Semus, decidiu pela suspensão das atividades do Parque da Pessoa Idosa pelos próximos 15 dias.

Eventos públicos

Em reunião com as secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Comunicação, Agência Municipal de Turismo e Fundação Municipal de Cultura, realizada nesta última quinta-feira, 12, ficou determinado que os pedidos de realização eventos ainda não autorizados ou que ingressarem a partir da próxima semana, estarão suspensos, até que a situação se normalize.  

Plano de Contingência

Desde o último dia 28 de janeiro o Município de Palmas está com seu Plano de Contingência montado, o que significa que a Rede Municipal de Saúde está apta a executar o fluxo e processos de trabalho relacionado ao coronavírus, caso haja necessidade. Desde essa data, todas unidades municipais de saúde - Centros Comunitários de Saúde e UPAS, são portas de entrada para qualquer atendimento relacionado ao coronavírus, com isolamento e protocolo específico, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Monitoramento

Além de monitorar todos os casos suspeitos, a Semus está acompanhando permanentemente o quadro epidemiológico de Palmas, e se houver necessidade, as medidas e o protocolo serão revistos a qualquer momento.