Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No Tocantins, Procon tem fiscalizado farmácias desde o início do mês

No Tocantins, Procon tem fiscalizado farmácias desde o início do mês Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No Tocantins, Procon tem fiscalizado farmácias desde o início do mês No Tocantins, Procon tem fiscalizado farmácias desde o início do mês

Mesmo sem casos confirmados no Tocantins, a pandemina do novo coronavírus levou à população a uma corrida às farmácias em busca de máscaras e álcool para higienização de mãos e ambientes. Em Palmas, segundo o Procon, estes produtos já estão faltando em quase todas as farmácias. Na semana passada, de 30 estabelecimentos fiscalizados, nenhum tinha álcool para venda, e apenas 5 ainda dispunham de máscaras.

A grande busca dos consumidores pelos produtos pode estar levando também a um possível superfaturamento dos preços em alguns estabelecimentos. Habituado a comprar álcool líquido de concentração 70% para higienizar máquinas de uma cervejaria artesanal, Vitor Sabará relatou à nossa reportagem que o preço do produto subiu de R$ 6 em média, para R$ 15. “Isso é onde ainda conseguimos encontrar o álcool. O farmacêutico diz que é repassado pelo fornecedor, mas acho que o Procon tem que fiscalizar”, disse.

O Procon informou que desde o dia 3 de março tem monitorado farmácias para verificar os preços de máscaras, álcool gel e luvas. O objetivo é coibir a possível prática abusiva na venda destes produtos. "O revendedor não pode repassar esse aumento sem uma justa-causa. O que nós temos feito é pedir a nota fiscal do produto para verificar se ele já não veio com aumento do fornecedor. Caso no comparativo entre as notas da semana passada e desta semana não houver diferença de preço, o aumento para o consumidor pode ser considerado abusivo. Já no caso de o revendedor ter recebido um lote com aumento do fornecedor, então neste caso pode ser prática abusiva e o estabelecimento pode ser autuado", disse o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

Ainda não é possível afirmar que os estabelecimentos estejam superfaturando o preço dos produtos, uma vez que o órgão de defesa do consumidor tem encontrado dificuldade em fiscalizar devido à falta dos mesmos nas prateleiras.

Entretanto, o Procon orienta que o consumidor que identificar qualquer prática irregular, deve realizar a denúncia por meio do  Disque 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.

O Tocantins não tem nenhum caso confirmado da Covid-19, mas 3 casos suspeitos foram confirmados oficialmente e relatados pelo Ministério da Saúde. Todos estão sendo monitorados e aguardam resultados de exames.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o uso de máscaras de proteção é recomendado somente para pacientes que já estejam infectados.

Para que se evite o contágio, hábitos de higienização são imprescindíveis, como lavar constantemente as mãos com água e sabão, e usar álcool em gel. É importante também evitar lugares com grandes aglomerações.