Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes

Alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes Alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes

Com o objetivo de promover interação e solidariedade entre calouros, veteranos, professores e técnicos administrativos, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove a I Gincana do Calouro Solidário. A ação começou neste mês de março e já foi realizada nos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis envolvendo toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. 

A gincana reúne diversas provas interativas como melhor cantor, melhor dançarino, provas de agilidade, mas a principal prova da competição é a arrecadação de alimentos, roupas e doação de sangue. No Câmpus de Dianópolis, 120 calouros formaram equipes e arrecadaram mais de 1 tonelada de alimentos e mais de 2 mil peças de roupas. Os donativos serão doados a famílias carentes da região.

“A Gincana foi maravilhosa, foi um momento de descontração, diversão e muita alegria. Serviu para fortalecer os laços de união entre nós, colegas de turma, e entre os demais colegas universitários dos demais cursos. A prova que eu mais gostei, sem dúvida, foi a de arrecadação dos alimentos e roupas, porque por meio dessa iniciativa conseguiremos ajudar muitas famílias carentes de nossa cidade. Eu fiquei muito feliz em participar da gincana e principalmente porque sou membro da equipe campeã, para nós foi um momento ímpar neste início de semestre”, comentou o calouro do curso de Direito do Câmpus Dianópolis, Aldemir dos Santos Dias.

Nos Câmpus do Bico do Papagaio (Araguatins e Augustinópolis) a gincana também movimentou a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Juntos, os calouros da duas unidades de ensino arrecadaram 746 kg de alimentos e 1.318 peças de roupa.

Para o reitor Augusto Rezende, a universidade cumpre seu papel social por meio da realização de eventos como esse. “A gincana universitária entra dentro da programação de recepção dos calouros e substitui o trote universitário, que muitas vezes é agressivo. Assim envolvemos o calouro na universidade buscando desafios e provas saudáveis como a arrecadação de alimentos e roupas. É uma iniciativa que contribui para a integração dos calouros e converte benefícios para a sociedade de cada um dos Câmpus e mostra o orgulho e valor de toda a comunidade acadêmica da Unitins ”, afirmou.

Em Augustinópolis a equipe do curso de Ciências Contábeis foi a vencedora. Já em Araguatins os calouros de Pedagogia foram campeões e em Dianópolis, a turma de Direito foi a vencedora. A gincana é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis e Esportes.

Palmas e Paraíso

A I Gincana Solidária seria realizada ainda nos Câmpus de Paraíso e Palmas, nos dias 21 e 28/03 respectivamente. Entretanto, a Reitoria anunciou na última sexta-feira a suspensão de todos os eventos da instituição a partir de hoje (16), como medida preventiva ao Covid-19, novo coronavírus.  As novas datas das gincanas serão divulgadas nos meios de comunicação oficiais da Unitins. Ao todo, a gincana deve envolver 280 calouros dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Sistemas de Informação, Serviço Social e Tecnólogo em Agronegócio nos dois câmpus.