Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os pacientes oncológicos têm o mesmo risco de serem contaminados pelo coronavírus que a população em geral.

Os pacientes oncológicos têm o mesmo risco de serem contaminados pelo coronavírus que a população em geral. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os pacientes oncológicos têm o mesmo risco de serem contaminados pelo coronavírus que a população em geral. Os pacientes oncológicos têm o mesmo risco de serem contaminados pelo coronavírus que a população em geral.

Os pacientes oncológicos têm o mesmo risco de serem contaminados pelo coronavírus que a população em geral. “Há uma diminuição da imunidade provocada pela própria doença, pela recuperação pós-cirúrgica e também pelo efeito de alguns tratamentos, principalmente a quimioterapia”, explicou a médica oncologista da Acreditar Tocantins, Dra. Maryana Oliveira Feliciano.

Com a pandemia, o risco de complicações e de evolução para uma forma mais grave da doença em um subgrupo de pacientes aumenta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), entre os pacientes com câncer, os que são considerados como de risco são aqueles com leucemias, linfomas, que passaram por transplante de medula óssea e em tratamento com quimioterapia.

As recomendações da SBOC são para que o paciente não interrompa o tratamento oncológico. 

“Evite também contato físico com outras pessoas; evite contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e que esteja chegando do exterior, mesmo que não apresente sintomas, e caso apresente febre, coriza, tosse seca e falta de ar, procure avaliação médica”, completou a Dra Maryana.

Como prevenir o contágio

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais.