Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Após a confirmação oficial do primeiro caso do novo coronavírus no Tocantins, diagnosticado na capital, Palmas, a prefeitura anunciou medidas preventivas mais rígidas. A prefeita Cinthia Ribeiro comunicou em entrevista coletiva online que as medidas serão publicadas em um novo decreto que sairá no Diário Oficial do Município no final da noite desta quarta-feira, 18.

Segundo a prefeita, o decreto trará regulamentação de horário de funcionamento de bares, restaurantes, shoppings, academias e locais de aglomeração de pessoas. Cinthia Ribeiro também informou que haverá alterações no transporte público na capital, mas não deu detalhes a respeito de novos horários e linhas que circularão na capital.

O decreto também trará, segundo a gestora, a previsão de contratação de mais profissionais para atuar nas unidades de saúde de Palmas. "O decreto de emergência traz pra nós a segurança de trabalharmos com situações que vamos ter que avaliar diariamente o estatus dela para saber quais os novos posicionamentos e novas ações. Essa da contratação de profissionais para um atendimento ainda maior, já está previsto dentro do decreto", informou a prefeita.

As aulas nas escolas municipais também continuarão suspensas por tempo indeterminado até uma nova avaliação, segundo a prefeita.

UPAS

Já segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Borini, haverá restrição de acesso às Unidades de Pronto Atendimento da capital (UPAs). "Restrição do acesso porque a UPA é local onde várias pessoas procuram. Vamos sim restringir o acesso e há possiblidade de atendimento de casos mais simples nas unidades básicas de saúde. Todas as unidades estarão abertas, inclusive amanha, para não sobrecarregar as UPAs", justificou.

Ponto facultativo

A prefeita também comunicou que a próxima sexta-feira, 20, será ponto facultativo na prefeitura e órgãos públicos da capital. O decreto instituindo o ponto facultativo também será publicado na edição do Diário Oficial do Município desta quarta.