Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues (E/D) Superintendente da Caixa/TO, Vandeir Ferreira, secretário César Halum e Cristian Freitas (E/D) Superintendente da Caixa/TO, Vandeir Ferreira, secretário César Halum e Cristian Freitas

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, recebeu diretores da Caixa Econômica Federal (CEF), quando foi informado de recursos do banco para o setor agropecuário por meio do Crédito rural, em reunião ocorrida nesta última terça-feira, 17, com o superintendente da CEF no Tocantins, Cristian Freitas e o superintendente-executivo do governo no Estado, Vandeir Ferreira. Neste primeiro semestre a Caixa vai destinar R$ 5,2 bilhões para o Crédito Rural.

Desse montante R$ 76 milhões são para o Tocantins  para financiar os custos de produção e comercialização de produtos agropecuários, incluindo armazenamento, beneficiamento, industrialização e modernização dos produtos agrícolas (custeio).

Os financiamentos são oferecidos com condições especiais de pagamento e menores juros do que empréstimos e financiamentos semelhantes no mercado financeiro, como explicou Vandeir Ferreira. “A Caixa está concedendo um desconto para o produtor rural, a partir de 3,9 ao ano, muito abaixo da taxa praticada pelo mercado tabelada pelo governo federal (Pronamp) que é de 6% ao ano e 8% na regra geral”, informou o superintendente-executivo.

O secretário César Halum  recebeu a notícia com otimismo, destacando a luta diária do produtor rural. “O produtor rural é um lutador, um guerreiro acostumado a enfrentar desafios, sejam naturais (condições climáticas) ou dificuldades financeiras. Então, taxas de juros mais baixas com certeza são importantes, pois evita o produtor ter prejuízo na produção e o não cumprimento dos compromissos junto aos agentes financeiros”, enfatizou Halum.