A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), enviou ofício ao governador Mauro Carlesse (DEM), solicitando a união de esforços entre as gestões no combate ao novo coronavírus (covid-19) no Tocantins. “Para que unidos tenhamos uma só voz em prol da contenção do novo coronavírus em nosso Estado e município”, escreveu a prefeita.
O objetivo é alinhar as informações divulgadas ao público e à imprensa, já que os dados divulgados pela prefeitura não têm batido com os informados nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nesta quinta-feira, 19, enquanto a prefeitura informou 45 casos suspeitos suspeitos somente na capital, a SES divulgou que seriam apenas 38 casos suspeitos em todo o estado.
Estado
Em resposta, a secretaria de saúde do Estado informou que os dados divulgados no boletim epidemiológico foram divulgados antes do recebimento das informações das secretarias municipais, o que causou o desencontro entre as informações.
Segundo a Pasta, por se tratarem de dados dinâmicos, que podem mudar rapidamente, o boletim estadual diário pode ser fechado sem os dados dos municípios, que ainda não tenham sido contabilizados pelas prefeituras.
Reunião
A prefeita de Palmas e o governador do Estado deverão se encontrar para alinhar as estratégias de prevenção e combate, e divulgação das informações referentes à covid-19 no Estado. A reunião deve acontecer ainda nesta sexta-feira, 20.