Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados de acompanhamento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e do Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a COVID-19, mostram nesta sexta-feira, 20, que, atualmente no Tocantins há 67 casos suspeitos: destes, 48 estão na cidade de Palmas, 07 em Gurupi, dois em Araguaína, dois em Pedro Afonso e o restante nas cidades de Bandeirantes do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Cariri do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Xambioá, Augustinópolis e a paciente que reside em outro estado. Há ainda  um caso confirmado em Palmas e outros 16 foram descartados.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ressalta ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz - IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

CSCs em Palmas 

Em Palmas, as 11 unidades de Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) que fazem parte do programa ‘Saúde na Hora’ vão funcionar até as 21 horas. Nos outros 23 CSCs o horário de atendimento será ampliado até as 19 horas. Os profissionais de saúde (médico/enfermeiro/técnico em enfermagem) atuarão de forma ininterrupta, das 7 às 19 horas.

Alguns Centros de Saúde vão estender os atendimentos para os finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento atenderão somente os pacientes classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde (que se enquadrem como urgência e emergência). Já os pacientes que necessitem de procedimentos eletivos (não urgentes) deverão procurar o CSC mais próximo da residência e aos finais semana para àqueles CSCs que estiverem em funcionamento. Os pacientes que não se enquadrem nos critérios de emergência serão reencaminhados para os CSCs.

As UPAs só realizarão as coletas para exames em pacientes suspeitos de infecção pelo coronavírus (Covid-19) classificados como graves (tosse, febre alta acima de 38.5º, vômito, desidratação e falta de ar). Esses sintomas devem estar associados ao histórico de viagem internacionais e/ou viagem para locais de transmissão comunitária de Covid-19.

Serviços Especializados (ambulatoriais)

A oferta de atendimentos especializados será reduzida pela metade nesta atual fase de pandemia, sendo agendados somente os pacientes que apresentam risco, caso não sejam acompanhados.

As escalas de atendimento serão feitas de 30 em 30 minutos com a finalidade de reduzir o fluxo de pacientes nos serviços no mesmo horário, agilizando assim os procedimentos e evitando aglomerações.

Serão suspensas temporariamente as consultas e procedimentos de pediatria, geriatria, cirurgia geral, proctologia, acupuntura, otorrinolaringologia, audiometria, pequenas cirurgias, vasectomia e outras. Caso o usuário deseje confirmar a suspensão de outros procedimentos basta entrar em contato com o setor de Regulação da Semus, pelos telefones 3218-5400 / 5592 / 5102.

Serviços Odontológicos

Os atendimentos de odontologia eletivos (agendados) também serão suspensos em todas as unidades do município e serão realizados somente nos casos de urgência e emergência. A suspensão leva em conta a proteção do profissional e da população devido ao grau de exposição. A mudança vale para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são feitos os atendimentos especializados na rede de Saúde de Palmas.

Disque Coronavírus Palmas

A Semus  implantou na quinta-feira,19, o serviço de atendimento telefônico ‘Disque Coronavírus Palmas’, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre a pandemia mundial. (Da redação com informações Secom Palmas)