Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que na próxima segunda-feira, 23, terá início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nos 139 municípios do Tocantins. A imunização segue até o dia 22 de maio, tendo como intuito a prevenção do vírus Influenza que provoca gripe.

Segundo o gestor da SES, Edgar Tollini, serão disponibilizadas em todo o Estado 471.522 doses da vacina de forma escalonada de acordo com as etapas da campanha. “É necessário que o público alvo esteja atento ao cronograma, para que a vacinação seja efetiva. A imunização irá prevenir contra os tipos de Influenza que já circulam no Estado, por isso a importância de buscar a vacinação, com isso, será possível também diminuir a incidência de casos suspeitos de Covid-19, uma vez que esta cobertura para a população diminuirá a incidência de pacientes com sintomas semelhantes ao do novo vírus”, explica o gestor.

A vacinação será dividida em fases estratégicas, separando o público alvo por grupos prioritários. As datas para início da vacinação serão distintas para cada grupo, e as imunizações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) de cada município.

A primeira fase da imunização contemplará idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde, o início da vacinação para esse público será na próxima segunda-feira, 23.

Já o segundo período de vacinação que tem como público alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a vacinação começará em 16 de abril.

Na terceira e última fase da imunização, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, povos indígenas e adultos com início da vacinação 9 de maio.

Influenza no Tocantins

O Tocantins registrou em 2019, um total de 144 casos confirmados de Influenza A H1N1: 51; H3N2: 41; não subtipado: 15 e Influenza B: 37, além dos 14 óbitos. Este ano já foram registrados 18 casos confirmados de influenza A: H1N1: 15;  não subtipado: 02 e  Influenza B: 01.

Etapas da campanha de Vacinação contra a Gripe

1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.