Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO) requereu ao governador Mauro Carlesse que adote medidas para proteger os servidores públicos e evitar o aumento do contágio do coronavírus  (COVID-19) em um prazo de 24 horas. “Faz-se necessário, de modo emergencial, que outras medidas preventivas sejam adotadas, como a adoção do sistema de escala e revezamento dos servidores públicos estaduais, restrito a 30% do efetivo pertencentes às áreas essenciais. Os demais 70% dos servidores públicos deverão ser designados a desempenharem as suas atividades via home office”, detalhou o presidente do Sisepe-TO, Cleiton Pinheiro.

O Sisepe-TO ainda exigiu que aos servidores pertencentes ao grupo dos 30%, que atuam nos serviços essenciais, sejam fornecidos os equipamentos de proteção, principalmente máscaras e álcool em gel. “Infelizmente, apesar da pandemia de coronavírus que tem se alastrado a nível mundial de forma acelerada, com muitos casos já registrados no Tocantins, o governador Carlesse ainda não adotou medidas mais efetivas para garantir a segurança dos servidores públicos. Apesar, de após ofício do Sisepe-TO, ter sido adotada a jornada de 6 horas, o momento exige ações mais efetivas para reduzir a circulação de pessoas e assim garantir a contenção do contágio”, ponderou Cleiton Pinheiro.

O governador Carlesse foi oficiado na manhã desta segunda-feira, 23, por meio do Ofício nº 35, onde é dado um prazo de 24 horas para que as medidas sejam atendidas. “É preciso destacar que além da adoção de trabalho presencial a 30% dos servidores, para áreas essenciais, esses só poderão desempenhar o seu serviço se tiverem acesso aos equipamentos de proteção. É fundamental o trabalho dos servidores públicos para o controle da pandemia de coronavírus, mas esses também precisam estar protegidos, pois não podem ter sua saúde posta em risco e nem serem agentes de proliferação do vírus, tendo em vista que estão atuando no atendimento ao público”, destacou o presidente do Sisepe-TO.

O Sisepe afirma que defende os direitos dos servidores públicos e com isso o bom andamento do serviço e do atendimento do cidadão. “No momento temos que fazer a nossa parte e buscar soluções para conter a pandemia e minimizar os impactos, nesse sentido o Sisepe-TO adotou nesta segunda-feira o trabalho remoto para os seus colaboradores, sendo que o atendimento aos sindicalizados está sendo feito apenas à distância (via telefone, e-mail e WhatsApp) desde a semana passada”, finalizou Pinheiro.

O Ofício nº 35/2020 foi encaminhado via e-mail ao governador Carlesse, pois não foi permitido o acesso ao protocolo do Palácio Araguaia, sendo orientado pelo servidor do protocolo que o envio fosse feito ao e-mail: assessoriadeapoioto@gmail.com.