Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcos Veloso

Entre os vários problemas causados pela Pandemia do coronavírus está o isolamento social. A situação fica ainda mais complicada quando se trata dos idosos, pois pertencem ao grupo de risco e devem ficar isolados. Porém, atos de amor e afeto ao próximo podem fazer toda a diferença em momentos como este e, apesar da suspensão das visitas aos idosos, a Casa do Idoso de Gurupi continua recebendo doações da comunidade, que são essenciais para o atendimento aos abrigados.

A coordenadora da Casa do Idoso, Keila Poletto, explica que foi preciso tomar algumas medidas protetivas neste momento para isolar e proteger os idosos, como forma de prevenção ao coronavírus, atendendo as recomendações dos decretos publicados pela Prefeitura de Gurupi. Entre as medidas está a suspensão das visitas aos idosos do abrigo.

Porém, a coordenadora ressalta que as doações podem ser feitas e que são fundamentais para os idosos. “É muito importante que as pessoas continuem fazendo as doações, com a diferença que não podem entrar no abrigo para visitas neste momento. Basta somente tocar a campainha que nós recolhemos as doações no portão”, explicou.

Keila reitera que a dinâmica de doações é diferente de outros momentos, mas que é necessária. “Pedimos a compreensão da sociedade pois é um momento delicado e não visitar nesta hora se torna um ato de amor e proteção aos idosos. Acreditamos que isso vai passar logo e que em breve nosso abrigo estará novamente aberto para visitas, pois é algo que alegra muito a todos os idosos”, disse.

(Foto: Marcos Veloso)

Doações

Mantimentos como fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal como barbeadores, shampoo e papel higiênico, e alimentos em geral podem ser doados e levados até a Casa, que a equipe irá recolher no portão. “Mesmo neste momento de enfrentamento a Pandemia, algumas pessoas se mostram solidárias e precisamos da colaboração de todos”, finalizou.

As doações podem ser feitas 24 horas por dia. A Casa do Idoso de Gurupi fica localizada na Rua S-10, Quadra 24 do bairro Sol Nascente.

Casa do Idoso

O abrigo é mantido e administrado pela Prefeitura de Gurupi e atualmente conta com 23 idosos. Na Casa, os idosos contam com o amparo de toda uma equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, cuidadores, entre outros profissionais que garantem todo cuidado com alimentação, atendimentos de saúde, medicamentos, atividades de lazer e outros recursos necessários ao bem-estar dos idosos.