Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que a edição 2020 da Hora do Planeta irá acontecer nesse sábado, dia 28 de março, das 20h30 às 21h30. Este movimento é conhecido globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa do World Wide Fund for Nature (WWF), "Fundo Mundial para a Natureza" para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de 60 minutos, isto é, uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. A Hora do Planeta nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália.

Conforme a Organização Não Governamental, todos os anos, centenas de milhões de pessoas se unem ao movimento, que tem como objetivo a conscientização sobre os problemas das mudanças climáticas e de como é possível realizar ações para reverter o quadro atual.

O ato de desligar as luzes naquele momento específico ocorre com a proposta de transmitir uma mensagem de preocupação em prol do meio ambiente. Segundo a organização, os sessenta minutos são um marco, mas a conscientização e o desejo de mudança devem ocorrer em todas as horas de nossas vidas.

O Fundo Mundial para a Natureza atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. Anteriormente foi chamado de World Wildlife Fund, nome oficial ainda em uso nos Estados Unidos e Canadá. Foi fundado em 1961 na Suíça, por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza.

O nome foi mudado em 1986 devido à expansão e orientação da sua atuação para a preservação do ambiente como um todo (que reflete a interdependência de todos os seres vivos), em vez de se concentrar em espécies selecionadas de forma isolada. A sigla WWF foi mantida para evitar confusões e mensagens misturadas através de fronteiras e idiomas.

Se você tem ou teve algum projeto, ação, atividade em prol do meio ambiente e quer mostrar para o mundo, basta se cadastrar no https://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/