Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

A gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu no fim da tarde dessa quinta-feira, 26, mais uma remessa de doses da vacina contra Influenza. No total chegaram 53.220 doses que já estão sendo distribuídas aos municípios para continuidade da campanha de vacinação no Estado.

A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da SES, Rosangela Bezerra reforça que a vacinação continua com o calendário das etapas sendo priorizado o público alvo da campanha. “Os municípios devem ser criteriosos na hora da vacinação, não abrindo precedentes fora dos grupos prioritários, pois a Secretaria Estadual de Saúde não será responsável pela falta das vacinas, visto que só terá o quantitativo para o público alvo da campanha. O Ministério da Saúde enviará às doses por etapas”, explicou.

Este ano a expectativa é vacinar 90% de um público alvo de 471.522 usuários, divididos em três etapas de vacinação, durante o período da campanha que se estende até o dia 22 de maio. A realização do dia “D” de mobilização nacional será no dia 09 de maio.

Etapas da campanha de Vacinação contra a Gripe

1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, pessoas privadas da liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.