Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS), Manoel Pereira de Miranda, esteve com o secretário executivo e técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta semana, e cobrou soluções imediata para as reivindicações dos trabalhadores da saúde, visando cumprir a legalidade e a necessidade do combate emergencial ao novo coronavírus Sars-Cov-19 causador da Covid-19.

Na ocasião, Manoel Miranda exigiu que a SES deixe de emitir documentos provocando aos servidores considerados grupos de risco, ou seja, que possuem mais de 60 anos, que tem filhos de até um ano, ou doenças crônicas a decidir por pressão psicológica e necessidades financeiras por adicional noturno ou insalubridade sair do isolamento social se eximindo do risco de contaminação do Covid-19, e seguindo as medidas dos órgãos competentes para prevenção do contágio da doença.

Na ocasião o sindicalista reforçou também a solicitação para que a SES cumpra com as determinações das leis 3.490/2019, que trata sobre o número de plantões/mês e a 2.670/2012, que rege sobre a carga horária de 30 horas semanais. Para isso a suspensão imediata do Memorando emitido pela secretária de saúde que autoriza a ampliação do número de plantões/mês descumprindo o que reza a Leis 2670/2012 É 3490/2019.

Ainda foi pontuado a necessidade do fornecimento de uma alimentação balanceada, nutricional e em quantidade, no intuito de provocar o equilíbrio fisiológico e biológico dos profissionais no exercício da sua função, também levando em conta
a necessidade da imunidade completa do profissional.

Na cobrança feita via oficio, foi solicitado para os plantonistas dentro dos hospitais café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia da meia-noite e café para os plantonistas que está deixando o plantão noturno, tanto para os profissionais que laboram plantões de 24h, 12h e também os de 6h (conforme o horário do plantão).

Foi solicitado também o fornecimento de equipamentos de proteção individual EPIs em quantidades e em qualidades suficientes para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em saúde do Estado, pois, pois, segundo o presidente do sindicato, há relato que em algumas unidades de saúde são fornecidas só duas máscaras comuns a cada doze horas para cada profissional.

"Isso é inadmissível e esse é só um dos exemplos da falta de materiais de proteção. Não se cuida da nossa população sem condições de trabalho. Não adianta o secretário só aplaudir ou agradecer, tem que respeitar e valorizar a nossa categoria, valorosos guerreiros que estão na linha de frente contra o Covid-19", ressaltou Manoel Miranda.

O líder sindical também foi taxativo quando pontuou as reivindicações e aguarda resoluções urgentes do secretário, Luiz Edgar Leão Toline. “Exigimos da secretaria respostas que venham a atender os anseios da classe, e não abriremos mão dos direitos da categoria. Cuidar da saúde dos profissionais é primordial para que eles executem suas funções com eficiência. E para se ter saúde é necessário respeitar as limitações físicas e mentais dos servidores com carga horária justa e o fornecimento de uma alimentação saudável e em quantidade suficiente”.