Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa neste domingo, 29, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), realizou 22 exames para Covid-19 e apenas uma das amostras testou positiva para a doença causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 10 casos confirmados de Covid-19 no Estado, sendo 9 (nove) deles em Palmas e 1 (um) em Araguaína. 

Iratã Abreu

Segundo o Boletim de Acompanhamento dos casos da Covid-19 no Tocantins, o novo caso confirmado é de um homem, de 34 anos, com histórico epidemiológico de viagem à Goiânia/GO e Brasilia/DF e, segundo informação em primeira mão do jornalista Lailton Costa, na coluna Antena Ligada, do Jornal do Tocantins, trata-se do empresário e ex-vereador de Palmas, Iratã Abreu, filho da senadora Kátia Abreu (PP).

Por meio de nota à imprensa, a assessoria de Iratã informou nesta noite que ele está com sintomas leves, não apresentou febre e está em casa, na capital, recebendo cuidados conforme orientação médica e em completo isolamento. 

A nota ainda informa que a senadora Kátia Abreu e família agradecem às mensagens de solidariedade e reitera a necessidade de todos guardarem isolamento social nesse momento crítico de avanço da Covid-19 em todo o País. "A família segue confiante na misericórdia do Divino Espírito Santo e na plena recuperação de Iratã", diz a nota.

Rede Estadual de Saúde

Segundo a SES, nas unidades da Rede Estadual de Saúde, não existem pacientes internados que apresentem sinais e sintomas similares aos de atuação da doença.

Testagem

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) recebe amostras diariamente para testagem de casos suspeitos, com o máximo critério de segurança e precisão, sem pendências dentro dos prazos previstos pelo Ministério da Saúde.