Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Comitê esteve reunido no último domingo para traçar estratégias de descontingenciamento na capital (Foto: divulgação)

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou que deve apresentar nesta segunda-feira, 30, um plano de descontingenciamento na capital com relação às medidas adotadas pela administração municipal de prevenção ao novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Segundo a prefeita, o plano será feito a partir da análise de toda documentação que tem chegado à prefeitura nos últimos dias.

Por ora, de acordo com a gestora, a situação permanece a mesma na capital. Comércio e serviços não essenciais estão fechados ou suspensos por tempo indeterminado. “Tudo permanece exatamente como está até aqui, analisando com critério máximo a indicação de todos os especialistas da saúde, e principalmente as orientações da Organização Mundial de Saúde com relação às medidas que vamos adotar”, informou a prefeita.

Neste domingo, 29, Cinthia Ribeiro esteve reunida com o Comitê de Operações de Emergência (COE) para analisar, segundo ela, toda a documentação dos últimos dez dias. No dia 22 de março a prefeitura decretou estado de calamidade pública na capital, determinando o fechamento do comércio e uma série de outras medidas restritivas para prevenir a propagação do novo coronavírus. O primeiro caso confirmado na capital aconteceu no último dia 18.

Dentre as cinco maiores cidades do estado, apenas Palmas permanece com as medidas restritivas, como o comércio fechado com exceções. Em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, as prefeituras autorizaram a reabertura do comércio com restrições.