Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

CDL realizou pesquisa que aponta que mais da metade das empresas pretendem demitir trabalhadores

CDL realizou pesquisa que aponta que mais da metade das empresas pretendem demitir trabalhadores Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet CDL realizou pesquisa que aponta que mais da metade das empresas pretendem demitir trabalhadores CDL realizou pesquisa que aponta que mais da metade das empresas pretendem demitir trabalhadores

Como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, a grande maioria do comércio de Palmas se encontra fechada por tempo indeterminado, por força dos decretos municipais 1.856/2020 e 1.859/2020. Para medir os efeitos da crise causada pela pandemia nas empresas da Capital, a CDL Palmas realizou uma pesquisa que apontou que mais da metade das empresas (60,2%) pretendem demitir trabalhadores, tendo em vista a paralisação do faturamento das mesmas. 

O levantamento da semana passada mostrou que os primeiros demitidos seriam as pessoas em período de experiência e agora, como não houve nenhum tipo de mudança na abertura do comércio, as demissões seguem para os outros trabalhadores. As empresas sabem que é questão de saúde pública e por isso entendem que é necessário encontrar um equilíbrio entre as medidas adotadas para conter o vírus e medidas que não coloquem em risco o funcionamento das empresas e a manutenção dos cargos de trabalho. 

Entre os muitos empresários que já estão se vendo obrigados a realizar demissões, está Agnaldo Gomes, sócio do grupo de lojas que compreende a Minas Tecidos, Perfil Calçados, Lojas Dinâmica e Real Confecções. “Infelizmente estamos sem condições de continuar com todos os nossos colaboradores. Já estão acordados 25 demissões e até o dia do pagamento da folha este número pode aumentar. Não temos condições de colocar toda a grade de colaboradores em férias coletivas porque não temos prazo para voltar e isso nos coloca em situação delicada e cheia de incertezas. Se até o fechamento da folha conseguirmos voltar ao menos de forma parcial ao trabalho, digo com toda certeza que vamos voltar atrás em muitas demissões, mas até o momento é inviável manter os postos de trabalhos”, disse Agnaldo. A empresa atua na região central e em Taquaralto. 

O empresário Bruno Martins, proprietário da Espaço Vip, loja de roupas e calçados que atua em Palmas desde 2015, já realizou 20 demissões. “Antes desta crise tínhamos 60 colaboradores, 30 na região sul e 30 em Taquaralto. É um sentimento de tristeza, de injustiça, pois tenho que demitir mães e pais de família, pessoas do meu quadro fixo que se quer passou pela minha cabeça de ter que demitir. Estamos em um cenário horrível e se não conseguirmos voltar a trabalhar, terei que demitir mais 20 trabalhadores. Estou sem vender, sem receber as dívidas, era preciso rever esse fechamento e alinhar de uma forma melhor”, disse.  

A CDL Palmas reitera que a saúde da população é indiscutivelmente importante e prioritária, mas que é preciso haver um equilíbrio. Neste momento, as empresas cobram prazos mais transparentes e medidas que de fato não levem as empresas à falência, fazendo com que muitos trabalhadores percam seus postos de trabalho, desencadeando uma crise ainda maior. 

Segundo a CDL Palmas, tendo em vista que a paralisação está sendo forçada pelo Poder Público, é necessário ainda entender o artigo 486 da CLT. O artigo diz: "No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável".

Desta forma, a CDL Palmas informa que está trabalhando no intuito de orientar as empresas sobre como isso irá funcionar de fato, visto que é uma demanda do comércio. A entidade está encaminhando um ofício para que a Prefeitura edite orientação, referente ao que será oferecido pelo poder público, no que diz respeito às eventuais demissões de funcionários.

Link com cópia do ofício entregue: https://www.cdlpalmas.com.br/DownloadArquivo.aspx?c=b2c056e4-dd45-4a61-bfef-fa58ee95e481