Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) enviou a diversas autoridades estaduais e federais um documento que mostra o impacto do corte de 50% na arrecadação compulsória do Sesc e Senac em três meses, definida pelo governo federal, irá provocar a demissão de mais de 10 mil trabalhadores em todo o país. Serão 265 unidades do Sesc e Senac fechadas no Brasil, com redução de mais de 36 milhões de atendimentos.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a redução dos atendimentos do Sesc e do Senac vai ocorrer em municípios que, em muitos casos, necessitam da infraestrutura dessas instituições para atendimento básico à população. “Mais de 90% das unidades que poderão ser fechadas estão presentes em regiões que, muitas vezes, carecem da presença do governo e, principalmente nestas localidades, os serviços que o Sistema Comércio oferece chega aos mais pobres, a parcela que sofrerá o maior impacto com fechamento”, afirma Tadros.

Para evitar o fechamento das unidades, a redução dos atendimentos e a demissão dos trabalhadores, a CNC enviou ao presidente da República, Jair Bolsonaro; aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Mandetta (Saúde), e aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre um plano de ações do Sesc e Senac no valor de R$ 1 bilhão, para conscientização, combate ao coronavírus e prestação de serviços à sociedade nos próximos três meses. Desse modo, a capilaridade das duas instituições, presentes em municípios carentes de estrutura para o enfrentamento do problema, poderia ser utilizada para reduzir os impactos da epidemia.

No Tocantins, o Sistema Fecomércio – Sesc – Senac – IFPD também enviou documentos ao governador Mauro Carlesse, aos deputados federais e aos senadores, pedindo apoio e conscientização sobre os milhares de atendimentos realizados no estado. “Nós estamos em uma força tarefa para buscar apoio e não prejudicar principalmente os atendimentos aos nossos clientes que contam conosco. Muitas famílias serão impactadas com corte de serviços. Não podemos neste momento de crise deixar de auxiliar as famílias carentes, empresários, colaboradores do comércio e também nossos colaboradores, que podem vir a sentir também reflexos”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Resumo

Impacto Nacional - 50% de corte na arrecadação compulsória em 3 meses

Sesc

144 unidades fechadas

6.670 colaboradores demitido

Menos 33.516.306 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos

Senac

121 unidades fechadas

3.540 colaboradores demitido

Menos 2.893.567 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos