Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), via o Observatório Político, divulgou um ranking com os parlamentares considerados mais municipalistas do brasil. O deputado Osires Damaso (PSC/TO) entra na lista como um dos dez parlamentares mais atuantes nessa área da Câmara Federal, ficando na nona (9°) colocação, e o primeiro do Tocantins, com 154 pontos.

O critério de avaliação da CNM foi a votação de proposições favoráveis à pauta municipalista como o orçamento impositivo, renegociação de dívidas dos municípios com a União, Marco legal do Saneamento Básico e o aumento de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A pontuação ocorre de forma automática, conforme as votações do parlamentar, sendo os destaques uma pontuação extra pela atuação em demandas dos gestores locais.

“Estou muito alegre com essa notícia. Desde a campanha eu venho falando que o meu perfil dentro da Câmara dos Deputados seria municipalista, buscando ouvir e atender as demandas dos gestores e dos líderes municipais. Seguirei cumprindo o meu compromisso de parlamentar municipalista”, disse Damaso.

No ranking do Tocantins a ordem é seguida pelos deputados Carlos Gaguim (15° no ranking geral), Tiago Dimas (31°), Dulce Miranda (39°), Vicentinho Júnior (56°), Célio Moura (383°), Eli Borges (415°) e Professora Dorinha Seabra Rezende (426°). No Senado, a ordem é Eduardo Gomes em primeiro no Tocantins (35° no geral), Kátia Abreu em segundo (50°) e Irajá Abreu em terceiro (70° no geral).