Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: John Souza

Em meio à pandemia da Covid-19 enfrentada pelo mundo, a solidariedade tem se multiplicado e se tornado uma arma importante na luta contra o coronavírus. Em Gurupi, a Associação Gurupiense de Artesãos “Pura Arte”, confeccionou e está doando máscaras de tecido para instituições e órgãos que cuidam diretamente de pessoas que pertencem aos grupos de risco. Na manhã desta quarta-feira (15), já foram entregues mais de 300 máscaras.

Segundo a presidente da Associação, Maria Socorro, o objetivo é confeccionar e doar 600 máscaras. Desse total, 350 já foram produzidas e entregues para três órgãos: Casa do Idoso de Gurupi, Secretaria Municipal do Idoso e Hospital Materno Infantil. A mobilização dos artesãos tem como objetivo ajudar quem precisa, em especial os grupos de risco.

“Nos colocamos no lugar das pessoas que estão passando por momentos difíceis, principalmente na comunidade carente e pensamos em que poderíamos ajudá-las. Alguns já estão doando alimentos, outros doando álcool em gel e a associação não poderia ficar de braços cruzados, então resolvemos produzir máscaras para doar. Neste momento difícil, se todos colaborarem, o pouco se torna muito”, disse a artesã.

A Neiva Norá, representante da Casa do Idoso de Gurupi durante a entrega das máscaras, ressaltou a importância da iniciativa dos artesãos. “Foi muito importante para nós, principalmente pela falta de máscaras no comércio atualmente, e precisamos muito pois trabalhamos com idosos. A Pura Arte está de parabéns por essa atitude e que possam continuar agraciando mais pessoas, pois precisamos cuidar para evitar que a situação se agrave em nossa cidade”, disse. 

A secretária municipal do idoso, Regiane Garcia, enalteceu a alternativa criada pela Associação Pura Arte para ajudar o coletivo a enfrentar os desafios da pandemia. “Vários idosos não têm condições de adquirir máscaras, essa doação é um ato de amor ao próximo, um gesto muito salutar, pois toda doação como esta é bem-vinda para ajudar nossos idosos”, destacou. 

Doações

Para quem quiser doar materiais como linha, tecido ou elástico e colaborar para que a Associação Pura Arte continue produzindo mais máscaras, pode procurar o Ateliê da Ana, associada da Pura Arte, localizado na Rua 04 entre as Avenidas Goiás e Pará, no Centro.