As prefeituras de Gurupi, Dueré e Crixás do Tocantins atenderam à recomendação expedida pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi e entregaram ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) os seus respectivos planos de contingência para enfrentamento da crise do novo coronavírus, causador da Covid-19. Os municípios de Cariri do Tocantins e Aliança do Tocantins também atenderam à recomendação e entregaram a segunda versão dos seus planos.
Os documentos foram elaborados com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) e definem oficialmente as condutas para assistência de pessoas suspeitas ou confirmadas com a Covid-19, como forma de diminuir os riscos de transmissão aos profissionais de saúde, demais pacientes e familiares. Os planos também estabelecem as rotinas de notificação dos casos suspeitos ou confirmados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do MS.
O promotor de Justiça, Marcelo Lima Nunes, informou que as prefeituras foram notificadas nesta segunda-feira, 13, a também apresentarem os seus Planos de Contingência ao CIEVS.
O promotor esclareceu, ainda, que cada gestão municipal está providenciando a resposta para as outras medidas recomendadas pelo MPTO, como forma de ampliar as ações para enfrentamento e controle da propagação do coronavírus em suas cidades.