Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação (E/D) Comandante geral da PM, superintendente regional da PF e coordenador de segurança aeroportuária em Palmas (E/D) Comandante geral da PM, superintendente regional da PF e coordenador de segurança aeroportuária em Palmas

A Polícia Militar e a Polícia Federal assinaram na tarde desta quarta-feira, 22, um termo de anuência para atuação supletiva às atividades da Polícia Federal (PF) no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas. Na ocasião estiveram presentes, o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, o chefe do estado maior, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o comandante do 6° Batalhão da PM em Taquaralto, tenente-coronel Abner Alves, a superintendente regional da PF, Cecília Silva Franco, o delegado regional executivo, Marcílio Manfré Afonso, e o coordenador de segurança aeroportuária, Eulair Sousa Lopes.

Com o termo a Polícia Militar atuará dentro do aeroporto de Palmas realizando atividades características da corporação como o policiamento ostensivo na área aeroportuária e de inspeção, fiscalização, auxílio em situação de crise, autorização de passageiros com embarque de arma de fogo, despacho de arma de fogo e munições, dentre outras.

Para superintendente regional da PF, Cecília Silva Franco, “um posto de atendimento da Polícia Militar no aeroporto é uma solução preventiva na fiscalização de pessoas e produtos, sendo uma parceria operacional produtiva para ambas instituições”.

O comandante geral da PM, coronel Jaizon, destacou que “a PM já realiza patrulhamento ostensivo nas áreas externas do aeroporto e que com o posto de atendimento a corporação pode atuar de forma estratégica e integrada a Polícia Federal na fiscalização e demais atribuições elencadas no termo”.

Além de que, “o posto de atendimento da PM no aeroporto irá aumentar a sensação de segurança de passageiros, funcionários e pessoas que frequentam o aeroporto que segundo estimativas têm a circulação diária de em média três mil pessoas”, ressaltou o coordenador de segurança aeroportuária, Eulair Sousa Lopes.

Nesta quinta-feira, 22, iniciam as instruções de treinamento do efetivo da Polícia Militar que irá atuar no posto de atendimento que funcionará 24 horas no aeroporto. A previsão é de que na próxima segunda-feira, 27, o posto de atendimento inicie as operações.