Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Parcerias com órgãos e instituições têm ajudado a manter os estoques abastecidos

Parcerias com órgãos e instituições têm ajudado a manter os estoques abastecidos Foto: Erlene Miranda

Foto: Erlene Miranda Parcerias com órgãos e instituições têm ajudado a manter os estoques abastecidos Parcerias com órgãos e instituições têm ajudado a manter os estoques abastecidos

Devido a necessidade de isolamento domiciliar a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, o estoque de sangue dos hemocentros tem diminuído significativamente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede do Tocantins, tem realizado estratégias para restabelecer as coletas. Na tarde dessa sexta-feira, 24, servidores da Polícia Federal realizaram a doação de sangue organizada pelo setor responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas.

“Estamos estabelecendo parcerias com diversas instituições, como Igrejas, Polícia Federal e outras, para realização de coletas programadas, mantendo o cuidado para que não haja aglomeração nas unidades. Estamos contando também com a doação de familiares que estão com parentes internados e necessitam de doação de sangue”, explica a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes de Lima Santos.

A Polícia Federal (PF-TO) iniciou as doações no dia 06 de abril, através de agendamentos prévios. Segundo o delegado Marcelo Correia Botelho, a PF frequentemente realiza essa parceria. "Doar sangue é um ato humanitário, necessário. Todas as pessoas precisam ter a consciência que doar sangue pode salvar vidas", destacou.

Os hemocentros estão realizando agendamento para doações, em horários com números restritos de doadores, sempre mantendo o distanciamento entre eles e orientando a higienização das mãos a todos que chegam nas unidades.

Agendamentos

Todas as unidades de coletas de sangue da Hemorrede Tocantins seguem funcionando de forma regular, com todas as unidades abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento. Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Critérios para doação de sangue:

- Estar bem de saúde;

- Pesar no mínimo 50 Kg;

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável);

-Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).