Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) vão iniciar a primeira etapa dos cursos de capacitação em suporte avançado de vida, destinados aos profissionais do município para o atendimento de casos suspeitos e confirmados do coronavírus (Covid-19). O treinamento vai abordar uso correto de EPIs, técnicas de intubação de pacientes, ventilação mecânica, reanimação cardiopulmonar e traqueostomia.

A Coordenadora de Urgência e Emergência da Semus, Dahyene Cris Alves Silva, explica que nessa fase serão capacitados cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Estamos preparando os servidores para que, se for necessário, as nossas unidades permaneçam mais tempo com os pacientes vítimas de Covid-19. Os nossos serviços estarão  preparados e seguros para executar procedimentos de suporte avançado de vida,  além dos atendimentos de rotina que já são realizados”, disse.

Segundo os organizadores, o treinamento terá como metodologia a simulação da prática, com abordagem dos fluxos de atendimento ao paciente, uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), paramentação e desparamentação do profissional. Será abordado também o tratamento da insuficiência respiratória causada pela Covid-19, com a prática de técnicas de intubação, uso de respiradores mecânicos, sedação e traqueostomia. O treinamento está embasado nas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal da Saúde de Palmas.

A Fesp é responsável pela elaboração da metodologia do processo de atendimento e pelo treinamento sobre o uso correto dos EPIs, além da certificação dos participantes. Já o módulo sobre intubação de pacientes, uso de ventiladores mecânicos, reanimação cardiopulmonar (RCP) e traqueostomia será ministrado pelo médico socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Nairo José Souza Junior.

Inicialmente, a capacitação será destinada aos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região Sul e região Norte de Palmas. Em seguida, será estendida aos servidores da Atenção Primária, dos Centros de Saúde da Comunidade.

O treinamento será realizado no Instituto Vinte de Maio, observando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre aglomeração de pessoas, distanciamento e uso de máscaras. A organização do curso disponibilizará também locais para lavagem das mãos, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.