Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas

A partir desta terça-feira, 28, os produtores rurais que transitam com plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária, poderão emitir online, a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Este documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário destes produtos. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emite anualmente cerca de duas mil PTVs.

“Com a implantação deste sistema de emissão online de PTV, estamos dando sequência ao projeto de desburocratização dos serviços oferecidos pela (Adapec) aos produtores rurais,” comemorou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha. 

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira Vieira explicou que o sistema facilitará a vida dos produtores rurais em todo o Estado, uma vez que ele poderá acessar e imprimir a PTV direto de casa ou dos escritórios. “Para ter acesso ao serviço, o produtor rural deve procurar a Adapec e realizar um cadastro, onde ele obterá um login e senha para ter acesso à emissão do documento,” esclareceu Lidiana.

Ainda de acordo com a Adapec, os servidores da Agência nas regionais, estão recebendo treinamento para atendimento aos produtores rurais. As regionais que atendem os projetos de fruticultura Manuel Alves, São João e as que possuem Unidade de Produção foram as primeiras a receberem o treinamento, uma vez que estas regionais possuem uma demanda maior de emissão de PTV. 

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em normas específica da praga.