Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI

Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) informou que a instalação de hospitais de campanha no Estado “ainda é objeto de análise detida, para verificação e confirmação da viabilidade de sua implantação”, apesar da informação divulgada anteriormente de que o Governo do Estado implantaria tais unidades em Palmas, Araguaína em Gurupi. Na capital, o Espaço Cultural teria sido escolhido como melhor local para implantação do hospital de campanha.

A secretaria não informou com clareza se, afinal, os hospitais de campanha serão implantados ou não, nem quando a construção das unidades teriam início. “O hospital de campanha é uma das modalidades de assistência hospitalar que foi aventada por esta Secretaria de Saúde desde o início da preparação para o enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus, contudo, a partir dos estudos preliminares do processo de planejamento e organização das estratégias de intervenção no combate à Covid-19, cuja implementação ocorre concomitantemente com um processo de monitoramento e avaliação, e na medida de sua evolução vai sofrendo alterações, podendo haver reprogramação da organização da disponibilidade do número de leitos em quantidade e localização”, informou.

Em abril, o governo divulgou que a instalação de hospitais de campanha teriam o propósito de criar leitos hospitalares e UTIs para o enfrentamento emergencial da pandemia de Covid-19 no Estado. As unidades acrescentariam 200 novos leitos no Tocantins, sendo 100 em Palmas, 50 em Araguaína e 50 em Gurupi.

Segundo a SES, o Estado tem atualmente 153 leitos de UTI, sendo 32 leitos isolados especificamente para pacientes de Covid-19. A maioria desses leitos (16) estão no Hospital Geral de Palmas (HGP, unidade de referência para casos moderados e graves da doença.

Atualmente, há 16 pacientes infectados com o novo coronavírus internados no Tocantins, 9 deles estão em UTIs, sendo 5 na rede pública e 4 na rede privada.