Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Mesmo com o aumento no número de casos do novo coronavírus na capital, e as recomendações para se manter o isolamento social, evitando aglomerações de pessoas como forma de contenção da transmissão comunitária da covid-19, várias pessoas e instituições têm desrespeitado as regras e promovido atividades e eventos que favorecem a contaminação.

No último fim de semana, um grande número de pessoas foi flagrado em trilhas na Serra do Lajeado – local de acesso ao Morro do Limpão, cartão postal de Palmas. Além de desrespeitar as recomendações das autoridades de saúde, os frequentadores postam as atividades nas redes sociais.

Flagra de pessoas aglomeradas no acesso ao Morro do Limpão no último fim de semana (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Alguns dos grupos são guiados por guias turísticos que, segundo denúncias, têm mantido as atividades na Serra do Lajeado em Palmas.

Igrejas

Não são apenas as pessoas que têm desrespeitado as recomendações, instituições religiosas também foram flagradas no último fim de semana promovendo eventos que reuniram várias pessoas em um mesmo local.

Uma usuária do Twitter fotografou dezenas de carros estacionados em frente a uma igreja na Quadra 108 Sul em Palmas nesse domingo, 3. A usuária relatou que teriam sido realizados pelo menos dois cultos, um pela manhã e outro a noite no domingo.

Carros estacionados na frente e também do outro lado da avenida durante culto em igreja na 108 Sul (Foto: Mariana Borges)

Em resposta, a Prefeitura de Palmas informou que nenhum decreto municipal permite a realização de eventos religiosos durante a pandemia de covid-19. “O coronavírus não obedece a decretos. Por isso, contamos com a responsabilidade social dos líderes religiosos, no que diz respeito à saúde pública”, foi a resposta da prefeitura à publicação.

A Prefeitura esclarece que o Decreto Municipal Nº 1.856/20 continua vigente e os fiscais de postura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs) tem realizado fiscalizações diariamente na Capital e que a fiscalização será reforçada, especialmente no fim de parte e finais de semana.

“A gestão espera que os empresários e os cidadãos cumpram com a sua responsabilidade social de apoiar as ações de poder público no enfrentamento à pandemia do coronavírus, pois trata-se de uma situação de emergência em saúde pública, que requer a compreensão e a participação de todos”, informou em nota.

A prefeitura informou ainda que as denúncias de aglomerações de pessoas podem ser feitas pelo Disque Zap Coronavírus da Saúde pelos telefones: 3218-5643 e 3218-5458 (fone e Whatssap)